Classes Participantes

Todos os anos, recebemos embarcações de diversas classes como: ORC, VPRS, RGS, Mocra, Multicascos: Catamarãs e Trimarãs, Metal, Bico de Proa, Aberta e Turismo. Algumas dessas classes precisam apresentar o certificado de Medição, com validade anual, onde será aplicada de acordo com a correção do tempo corrigido.

Classe ORC - barcos portadores de certificado ORC, válido para o ano de 2023. A correção dos tempos reais será pela aplicação do rating sobre os tempos reais.

Classe VPRS - barcos portadores de certificado VPRS, válido para o ano de 2023. A correção dos tempos será pela aplicação do TCC sobre os tempos reais.

Classe RGS - barcos portadores de certificado RGS, válido para o ano de 2023. A correção dos tempos será pela aplicação do TMFAA sobre os tempos reais. A não apresentação deste certificado acarretará na aplicação do maior TMFAA de um barco semelhante cadastrado no banco de dados da BRA/RGS.

Classe MOCRA - Barcos portadores de certificados MOCRA, válido para o ano de 2023. A correção dos tempos será pela aplicação do TCF sobre os tempos reais. 

Classe MULTICASCO - Catamarã

Classe MULTICASCO - Trimarã.

Classe ABERTA - destinada aos monocascos que não se enquadrem de forma alguma nas classes ORC, RGS, VPRS ou AÇO, e cujos comandantes não desejam participar da classe BICO DE PROA. Em função de análise da Comissão Organizadora, barcos de série só podem inscrever-se nesta classe quando a citada comissão não encontrar nos arquivos da RGS/ORC/VPRS uma medição para o mesmo modelo. 

Classe Aço - Barcos construídos em aço. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certificados de medição dessas classes.

Classe Alumínio - Barcos construídos em alumínio. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certificados de medição dessas classes.

Classe BICO-DE-PROA - Os barcos da Classe Bico-de-Proa deverão ser barcos do tipo monocasco que usem velas grandes, genoas e bujas que não sejam confeccionadas com materiais exóticos, não sendo permitida a utilização de spinnakers simétricos ou assimétricos. A inscrição de barcos nessa Classe está sujeita à análise e aprovação da Comissão Organizadora.

Classe TURISMO - Nesta classe poderá se inscrever qualquer barco que não deseje participar da regata a vela. Poderá ligar o motor durante todo o percurso sem nenhuma penalização e sem concorrer a quaiquer tipo de premiação. Estarão nesta classe as embarcações que desejam participar do evento e apenas fazer turismo oficialmente na Refeno.


Português English Español Français Deutsch Italiano