Argentino Wisdom volta a correr a Refeno em 2023 com velejador solitário
Figura conhecida no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o argentino Carlos Blanco Fernández, 72 anos, voltou à Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) em 2023 para manter a tradição de velejador solitário com o barco Wisdom (Argentina). O veleiro, que ele mesmo considera como "seu maior amor", foi um dos quatro representantes estrangeiros desta 34ª edição da regata.
O Wisdom fez a travessia das 300 milhas náuticas em 51h19min36, ficando em quarto lugar na Classe Bico de proa D. Na Festa de Premiação, Blanco ganhou como "Barco a Velho (embarcação com a maior média de idade).
Na verdade, chegar à ilha e, continuar velejando, já é uma vitória para o hermano, que chegou até a ser atingido por um raio, em 2016, no trajeto entre o Paraná e Santos. Ele quase morreu.
Recuperado depois de ficar dois dias à deriva, foi resgatado no Porto de Santos (SP). Mesmo assim, ele seguiu navegando em solitário. "Ficar sozinho faz você visitar a sua alma e ela não pode ser sua inimiga", disse Carlos Blanco, em entrevista ao Globo Esporte.
Depois da Refeno, o velejador vai retornar para a Argentina com o seu barco sem maiores aperreios. Ele já veio de Buenos Aires, capital argentina, quando percorreu sozinho até o Recife cerca de 2.600 milhas, o que dá algo em torno de 5 mil quilômetros.
HISTÓRICO
Em sua estreia na regata, em 2019, ele foi o penúltimo a chegar em Fernando de Noronha e, por isso, ganhou o Troféu Tartaruga Marinha.