A força do Pará na Refeno: Petrus IV
A tripulação do veleiro Petrus IV já está
em contagem regressiva para a Refeno 2023. Única representante do Estado do
Pará, a embarcação do comandante César Mello quer repetir o bom desempenho na
última Regata Internacional Recife Fernando de Noronha. Ano passado, o Petrus,
um Bruce Farr, andou muito bem na Classe RGS.
“Além de ganhar em nossa categoria (RGS B), fomos campeões gerais de todas as classes RGS. Este ano estaremos novamente com a ‘faca nos dentes’ para repetir os resultados”, destacou o comandante César Mello, que vai para a sua terceira Refeno à frente do barco, a quinta no geral.
A tripulação é composta por sete paraenses, um baiano e um paulista. Fazem parte da equipe: André Mello, Caio Cosentino, Egnaldo Alves de Oliveira, Flávio Tobias, Marcelo Alencar, Evandro Costa, Walber Joaquim e Adriano Quintela.
O veleiro já está no Rio de Janeiro e,
após a Semana de Vela de Ilhabela, em São Paulo, já seguirá para o Recife. A
partida da 34ª edição da Refeno está marcada para o dia 23 de setembro, no
Marco Zero do Recife. As embarcações
percorrerão na travessia 300 milhas náuticas até a ilha, o equivalente a 560
quilômetros.
EXPERIÊNCIA
O Petrus IV é um barco de cruzeiro com 40 pés de comprimento projetado pelo lendário neozelandês Bruce Farr e construído no Brasil em 1995. Já navegou bastante pela costa do Brasil (de São Paulo a Belém quatro vezes) além de já ter percorrido mais de 4 milhas somente pelos rios da Região Amazônica. Foi também a embarcação guia da flotilha durante o primeiro BRally Amazon, em 2021, que saiu da cidade de Soure (Ilha do Marajó) até a vila de Alter do Chão. Uma característica que o diferencia bastante em momentos de navegação é sua genakker com as cores e a estrela da bandeira do estado do Pará. Em 2021, o Petrus IV foi o primeiro barco do Norte do país a participar, com uma tripulação exclusivamente paraense, da maior regata oceânica da América Latina, conquistando inclusive a 2ª colocação em sua categoria.