Zanmi (PE) mostra na Refeno 2022 que é apropriado para longas travessias
Zanmi é uma das embarcações de respeito de Pernambuco. Em 2022, o veleiro da Classe Turismo realizou a travessia da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) em 46h02min54. O barco teve como comandante Raphael Lumack do Monte. Do modelo Trawler aço, ele é apropriado para longas expedições.
O Zanmi (PE) saiu do Marco Zero em direção à ilha de Fernando de Noronha com 13 tripulantes. O nome da embarcação significa amigos em haitiano. Além do comandante Raphael Lumack do Monte, foram para a maior travessia oceânica da América Latina André Luiz Miranda de Gusmão, Antônio Felipe de Albuquerque Lima, Armando Fernandes Garrido Filho, Bruno Freitas Freire, Henrique Rodrigues, Henrique Silveira Filho, Leonardo Accioly da Silva, Leonardo Quercia, Pedro Benning Leal Jácome, Pedro Pita Jr, Silvio José e Vandré Santiago.
A Refeno é uma travessia de 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 km (distância de Recife para Fernando de Noronha). A partida da regata acontece todo ano, tradicionalmente, do Marco Zero do Recife e vai até o Mirante Boldró, linha de chegada, em Noronha. Em 2022, a regata chegou a sua 33ª edição.