Helemari (PE) se destaca em sua inédita Refeno com o 1º lugar na Classe Catamarã C
Helemari (PE) no lugar mais alto do pódio em sua 1ª participação na Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno)! A embarcação pernambucana de 38 pés, comandada por Rafael Chiara, conquistou o 1º lugar na Classe Catamarã C, completando a travessia da maior regata oceânica da América Latina em 39h51min15. Além do mais, foi o 12º barco a cruzar a linha de chegada no Mirante Boldró, em Noronha, após sair do Marco Zero do Recife, ponto de partida.
Do modelo Pérola 38 e construído no estado do Maranhão, o veleiro Helemari formou sua tripulação exclusivamente com seis amigos para a realização do percurso. Foram eles: Arnaldo Serpa Cossart, Francisco Serpa Cossart, Luciano Patrício de Lima, Luiz Paulo de Godoy Valença, Marcos Vinicius de Morais e Rafael Chiara (comandante).
O comandante Rafael Chiara, inclusive, é um dos velejadores de destaque do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. Em 2021, ele recebeu a Medalha Amigo da Marinha, criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que têm se dedicado no trabalho de difundir o papel da Marinha na proteção da nossa Amazônia Azul.
Em 2022, a Refeno chegou a sua 33ª edição. Os veleiros percorreram 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 km (distância de Recife para a ilha de Fernando de Noronha).