Papa Léguas Sailing mantém tradição da Bahia na Refeno
Papa Léguas Sailing no pódio da Refeno 2022, comemora Nordeste! O veleiro da Bahia (BA), que teve à frente o comandante Maurício Sacchi, conquistou o 1º lugar na Classe VPRS, completando a travessia da maior regata oceânica da América Latina em 38h42min58. Além do mais, a embarcação (do tipo FARR 42) ficou no Top 10, sendo o 10º barco a cruzar a linha de chegada, no Mirante Boldró, em Fernando de Noronha/PE, após sair do Marco Zero do Recife, Capital pernambucana.
Durante a preparação para a 33ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, o Papa Léguas Sailing projetou a disputa por premiação. “O mais importante é conseguir completar o percurso, mas existiu a teoria de que a briga pelo pódio é a melhor parte”, ressalta o comandante Maurício Sacchi.
O Papa Léguas é um barco especialmente construído para a disputa de regatas, inclusive já pertenceu a Torben Grael, um dos grandes nomes da vela brasileira. Não é à toa que é considerado uma das lendas do esporte olímpico brasileiro. Ele participou de seis edições das Olimpíadas, levando cinco medalhas. Faturou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Atenas, em 2004.
TRIPULAÇÃO
A embarcação baiana realizou a travessia — 300 milhas náuticas (equivalente a 560 km) — com 13 tripulantes, alguns deles charter: Elton Luiz da Silva Gonçalves, Erick Meira e Sa Freire, Ivan Candido dos Santos Junior, Leonardo Rodrigues Pimentel, Lucas Galvão Barreto, Luiz Renato Bettiol, Marcelo Rego Gonçalves Nunes, Marco Aurelio Bonfim Monteiro, Marcos Duarte Guimarães, Maurício Sacchi, Rafael Furtado Ayres, Tulio Henrique Martinez e Vinicius Lemos Chaer.
Foto: Tsuey Lan Bizzocchi