Refeno é ápice do Gosto d´água e sua tripulação formada por alunos

O Gosto d´água  (SC) segue para a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) como parte de um grande e nobre projeto: a Expedição ANI pelo Brasil, que marca os 20 anos de trabalho da ONG de Itajaí (SC) na formação de jovens velejadores. O veleiro do comandante Claudio Copello já está no píer do Cabanga Iate Clube de Pernambuco no aguardo da partida da 33ª edição da Refeno, sábado (24/09), no Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. 

O Gosto d´ água é um Bruce Farr e vai disputar a categoria Bico-de-proa C. A Expedição ANI pelo Brasil saiu de Santa Catarina em abril, passando por várias cidades da costa brasileira, até chegar no Recife para a maior regata oceânica da América Latina. 


"A ONG está completando 20 anos. São 18 escolas, com 16 alunos cada, contabilizando 288 crianças e jovens remando e velejando", destacou o capitão Claudio Copello.  

Será a sua terceira participação na Refeno, a segundo com o Gosto d´ água - a primeira foi em 2019, quando oitavo na RGS C. Antes, esteve por aqui com outra embarcação, em 2015, terceiro na ORC.  A tripulação tem mais cinco pessoas, todos alunos e marinheiros de primeira viagem quando o assunto é travessia até Noronha. 

"Estamos todos muito empolgados, ansiosos e querendo que a semana passe rápido.  Mas o importante é participar e chegar bem", ressaltou.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi

Português English Español Français Deutsch Italiano