Dys Dobre (BA): mais que um nome, um lema de vida

O Dys Dobre (BA) tem um significado que traduz a própria vida do comandante Marcos Mascarenhas: foi preciso se "desdobrar" para seguir o caminho bom da navegação. Por isso, o nome batiza pela quarta vez um barco diferente do "boa praça" Mascarenhas. O veleiro já está no píer do Cabanga Iate Clube de Pernambuco para a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno). 

A partida será no próximo sábado (24/09), às 12h, no Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. O Dys Dobre é um Velamar 45 e vai disputar a categoria Aberta B. O comandante Mascarenhas ficou 24 anos sem velejar, em virtude de desafios que a vida lhe impôs. Só retornou às águas em 1998.  E a embarcação tinha esse nome, Dys Dobre.


"Quando eu voltei a velejar, comprei um barco 26 pés que tinha esse nome (Dys Dobre). Um amigo me disse que estava escrito em polonês e que significava 'caminho bom'. E foi ótimo, pois era meu bom caminho de retorno ao mar, encontrar bons caminhos, e também em bom português significava se desdobrar para manter o barco .  Depois vieram mais dois, que também tiveram o nome mudado. Assim como esse atual, que já entrou para a Família Dys Dobre", explico Mascarenhas. 

Essa será a terceira vez do comandante na Refeno. A estreia foi em 2004, com um 30 pés. No ano seguinte, veio com um 36 pés.  "Estive em 2004, com um 30 pés, quando ganhamos a classe bico-de-proa e RGS E. Voltei em 2005 com um 36, mas tivemos problemas com o piloto automático. Fomos bem, mas não dava para competir. Esse ano estou indo pelo prazer de estar em conjunto. Nosso barco é de cruzeiro e não desenvolve uma velocidade tão grande quanto outros. O objetivo é participar dessa grande festa chamada Refeno. Chegar bem e voltar bem", destacou Mascarenhas.

A tripulação é formada, até agora, por mais quatro pessoas: a esposa do comandante Mascarenhas, Lícia, além do amigo Cláudio Martins e duas amigas, Maristela e Ana Lígia. 


PATROCÍNIOS E APOIOS

A Refeno 2022 tem o patrocínio do Ministério do Turismo, Heineken, Becker, Recife Outlet, XP Unique, Shineray e Stanley.  A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Papangu Cachaça Artesanal, Spot, Agemar e Armazéns do Porto.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi e Arquivo Pessoal

Português English Español Français Deutsch Italiano