O barco mais musical da Refeno 2022: Mr Jazz
Não seria um exagero afirmar que o barco Mr Jazz (SP) é movido por música! Como o próprio nome diz, o balanço das ondas é dividido com o ritmo do jazz, estilo musical que é uma das paixões do comandante Alvaro Dabus. Ele toca Trumpet há 40 anos e integra a Virtual Jam Band, projeto que surgiu durante a pandemia de Covid-19. No repertório, clássicos como Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Se eu Quiser Falar com Deus, de Gilberto Gil.
Clique aqui e veja a versão da Virtual Jam Band para Garota de Ipanema
O Mr Jazz é mais uma embarcação que já está no píer do Cabanga Iate Clube de Pernambuco para a disputa da Regata InternacionalRecife Fernando de Noronha (Refeno). A partida para a 33ª edição será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife.
O veleiro é um Jeanneau 51 e vai disputar a classe Bico-de-proa. "Essa será minha quarta Refeno, sendo as duas primeiras como tripulante do catamaran Dadu e essas duas já como comandante do Mr Jazz. Minha expectativa é continuar fazendo amigos por onde Mr Jazz tem andado e aproveitar o velejo espetacular que a Refeno nos proporciona ", destaca Alvaro Dabus.
A tripulação é formada por Rodrigo, filho de Alvaro (foto abaixo), e mais quatro amigos: Gilson Katayama, Carlos Samuel, Renato Avelar e Daniel Lewis.
MÚSICA
Além da navegação, a música também causa fascinação no comandante Alvaro, que adora falar sobre o assunto e sobre a banda, que tem uma peculiaridade: toca na internet sem delay em tempo real e com cada músico em uma cidade diferente. "Descobrimos essa tecnologia na pandemia. Nosso propósito é ajudar outros músicos a conhecerem essa forma diferente de tocar, ensaiar e fazer shows online", afirmou o velejador e trompetista Alvaro.
Com som de muita qualidade, a Virtual Jam Band tem também Henrique Macedo (baixista) de São José dos Campos, Andre Dabus (baterista) de Bauru e Flávio Franco Araújo, de Mairinque (tecladista e engenheiro de som). Além de jazz, tocam bossa nova e música instrumental. A banda já fez lives com músicos convidados como Hector Costita, Joseval Paes, Itamar Collaço, entre outros.
Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi e arquivo pessoal Alvaro Dabus