Igarité (BA) quer curtir a incrível travessia que é a Refeno

Quando o assunto é Refeno, experiência não falta ao comandante João Vargens. Pode-se dizer até que ele é um catedrático em termos da maior regata oceânica da América Latina. A Regata Internacional Recife Fernando de Noronha vai para a sua 33ª edição em 2022. E será a 15ª participação do velejador, que vai conduzir o Igarité (BA) pelas 300 milhas náuticas (560 km) da capital pernambucana até o arquipélago. A partida da Refeno 2022 será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife. 

O Igarité é um mocasco de 40 pés do estaleiro Dufour e vai disputar a classe RGS.  "Somos da Bahia e já participei de 14 Refenos no meu barco e também em barcos de amigos", destacou o comandante João Vargens. 

Patoruzú (PE) em busca do tetra da Refeno

Velejador pernambucano comandará o maior barco já navegado em solitário na Refeno

Amigos e com experiência em outros barcos formam tripulação do Picuiú (PR) para Refeno



Na tripulação do Igarité, pode-se dizer, está tudo em casa.  Isso porque a equipe a bordo é formada pela família de João e alguns amigos. Ao todo são oito integrantes. O comandante João, sua esposa Luiza  e o filho Henrique, além dos amigos Nagila, Caio, Naiara, Daltro e Rogério.

 Refeno complementa a grande aventura do Libelle (SC)

Bella Nau (RS) reformula tripulação e quer bater próprio recorde em sua 2ª Refeno

E o tom da travessia será bem leve, sem cobrança por resultados.  "Priorizamos a segurança e temos a expectativa de fazer um belo passeio e uma boa velejada, sempre passeando. Sou um cruzeirista e não curto muito regata", destacou o comandante João. 

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Português English Español Français Deutsch Italiano