1º barco a chegar ao Recife para Refeno 2022 é o Aquarela V (PR), estreante na regata
Participante inédito, o Aquarela V (PR) foi o primeiro barco a chegar ao Recife para a 33ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. A embarcação, que saiu de Antonina/PR no dia 21 de junho e aportou no Cabanga Iate Clube de Pernambuco na última quarta-feira (20/07), disputará a maior regata oceânica da América Latina com uma tripulação formada por seis pessoas, sendo três homens e três mulheres.
Sérgio de Lima, que também estará pela primeira vez na Refeno, é o comandante da embarcação da Classe Bico de Proa (modelo Bramador 34), que integra o Clube Náutico de Antonina. Além dele, a tripulação é formada por Fábio Juliander, Fábio Tanaka, Pamela Lopes, Priscila Tanaka e Sandra Mara.
O curioso é que são três casais de amigos (as) que compõem a tripulação: Sérgio de Lima e Sandra Mara; Fábio Juliander e Pamela Lopes; Fábio Tanaka e Priscilla Tanaka.
“Estamos ansiosos para a participação inédita. Nosso veleiro é o menor ao lado de mais três barcos. Antes o menor era o barco Fúria32, mas infelizmente teve que desistir. Até o Recife, foi uma corrida subindo a costa, parando apenas para descansar e abastecer. Como é a nossa primeira vez na Refeno, bateu aquela ansiedade de chegar o quanto antes. Foram cerca de 26 dias de travessia até o Recife”, destacou Sérgio de Lima.
TRAJETÓRIA
O Aquarela V (PR) chegou à capital pernambucana após trajeto pelas seguintes cidades: Ubatuba/SP, Angra dos Reis/RJ, Cabo Frio/RJ, Vitória/ES, Caravelas/BA, Santa Cruz Cabrália/BA, Salvador/BA, Aracaju/SE e Maceió/AL.
O Aquarela V divide o status de menor barco desta edição da regata com mais três veleiros, que também são da região Sul do país - Fabiana III (SC) (modelo Fast 345), DOM - Izabel Pimentel (SC) (modelo Romaneé 34) e Dascaverna do Sul (PR) (modelo Jeanneau).
A partida para a Refeno está marcada para o dia 24 de setembro, saindo tradicionalmente do Marco Zero do Recife. Até Fernando de Noronha, os veleiros percorrerão na travessia 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 quilômetros. A linha de chegada será no Mirante do Boldró, na ilha.
Aquarela V - tripulação
Sérgio de Lima
Fábio Juliander
Fábio Luiz
Pamela Lopes
Priscila Tanaka
Sandra Mara