Regata é destaque em palestra de embaixador no Minas Tênis Clube
Maior regata oceânica da América Latina, a Refeno foi tema de debate durante o Campeonato Brasileiro de Vela classe Microtonner, realizado em Nova Lima (MG), entre 16 e 19 de junho. O evento foi sediado pelo Minas Tênis Náutico Clube Lagoa dos Ingleses e realizado pela Confederação Brasileira de Vela e pela Federação Mineira de Vela. Embaixador da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha em Minas Gerais, o velejador Alexandre Magno Assunção Freitas tratou sobre o tema nas palestras que abriram o primeiro dia de competição.
Alexandre, que já disputou três edições da Refeno, com o Tucannus II, agradeceu o convite da Federação Mineira de Vela para apresentar e divulgar a Refeno entre os velejadores mineiros e, entre outras coisas, mostrou como é fácil participar, seja com sua embarcação ou de terceiros. Ele falou sobre o Cabanga Iate Clube, a receptividade, as festividades e os eventos que antecedem a regata. Descreveu sobre os equipamentos necessários à segurança e exigidos pela Marinha do Brasil para uma navegação oceânica.
Prestigiaram as palestras os velejadores e seus familiares, convidados e alunos de vela do Minas Tênis Náutico Clube. A receptividade e o interesse do público presente pela Refeno ficaram evidenciadas pela atenção sobre tudo o que estava sendo apresentado e pelas perguntas e discussões que sucederam a palestra.
"A Refeno é um evento único, emocionante e apaixonante. Plantamos uma semente que tenho certeza, germinará rapidamente nos corações e mentes dos velejadores mineiros", disse Alexandre a Bruno Rossi, velejador entusiasta e um dos responsáveis pela realização do evento.
REFENO
No dia 24 de setembro vamos ter a partida para a 33ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno). Será aquela festa no Marco Zero do Recife, com o tradicional encontro de barcos e velejadores de vários cantos do Brasil e também competidores internacionais. Eles vão fazer a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. Já são 97 barcos, entre inscritos e pré-inscritos, na edição 2022 da Refeno, sendo quatro estrangeiros: dois argentinos (Náutico II e Goleta Gringo), um uruguaio (Loba) e um espanhol (Aliena).