Regata voltará para setembro
A próxima Regata Internacional Recife- Fernando de Noronha (REFENO) já tem data definida. Em 2014, a competição voltará a ser disputada em setembro, mais precisamente no dia 27.
Um dia após a chegada do último barco, os organizadores da regata fizeram um balanço positivo do evento e anunciaram mudanças para as próximas edições. De acordo com o diretor de articulação e integração da Ilha, Gustavo Araújo, seria importante que a Refeno acontecesse em setembro para que não confrontasse com o feriado nacional de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil) - data em que o arquipélago de Fernando de Noronha recebe uma grande quantidade de turistas.
A data também foi estratégica para atrair o calendário dos velejadores do Sudeste e facilitar a vida de quem quer participar da Refeno, já que em agosto acontece a Regata Aratu-Maragogipe, na Bahia, e muitas pessoas aproveitam o embalo. Em relação à questão do vento, o comodoro Claudio Cardoso disse que a data não deve influenciar neste quesito. “Já tivemos uma regata em setembro onde levamos 47h para terminar a prova, quando era para ser em 20h. O tempo está mudando muito, sem explicação. Não tem como prever isso”, alertou.
Pela primeira vez em 25 anos da REFENO, o Fita Azul foi o segundo barco a chegar na Ilha, vencendo porque fez o menor tempo, pois o Magia V (primeiro a cruzar a linha de chegada), largou meia hora antes do Ave Rara (FIta Azul), que conseguiu chegar 12 minutos depois do monocasco comandado por Torbem Grael. Para evitar que o fato ocorra novamente, a partir do próximo ano todos os barcos que tiverem condições de disputar o título partirão na mesma hora do Marco Zero. Antes, os mais lentos é quem saíam na frente.
"Trabalhamos e nos empenhamos ao máximo para que tude desse certo e deu. Foi tudo tranquilo, sem nenhum incidente. Agora é começar já a organizar a próxima regata", pontuou o diretor do evento, Marcos Medeiros.