Algo+ muda estratégia e melhora próprio resultado na 31ª Refeno

A preparação para a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha começa muito antes da partida e é levada à sério pelos velejadores. Todos os detalhes são minuciosamente analisados para que não haja problemas na travessia e o percurso seja concluído no menor tempo possível. Foi assim que o barco pernambucano Algo+, do comandante Gésio Lira, bateu seu próprio recorde na quarta Refeno disputada. O capitão e os tripulantes mudaram a estratégia para a 31ª edição e o resultado foi o 4º lugar geral com o bom de tempo de 31h18min22s.

Em 2019, o planejamento foi feito para que o Algo+ surpreendesse a todos. O fabricante do barco veio ao Recife para analisar o rendimento, tudo foi vistoriado para saber o que podia dar problema ou não e até o peso do veleiro foi reduzido. A tripulação diminuiu de oito para seis pessoas, além da comida e da água. No total, foram cerca de mil quilos a menos.

“O barco foi uma surpresa até para a gente. Andou a 20 nós quando antes andava a no máximo 12 nós. Então, surpreendeu pela condição do vento e a estratégia que montamos. O Algo+ é um multicasco de 43 pés que o melhor tempo na Refeno tinha sido 35h30m e reduzimos para 31h18m. E podia ter sido ainda melhor, mas por segurança, na noite do sábado, tiramos a vela maior e voltamos a usá-la apenas no domingo às 10h. Porém, ficamos com medo de forçar”, explicou o tripulante Paulo Carvalho.

Outro detalhe chamou a atenção do comandante Gésio Lira. Com o barco mais leve e toda a preparação realizada, o vento forte contribuiu para que o Algo+ tivesse um desempenho diferente em alto mar.

“Nós não sabíamos que com o vento forte o barco ia planar. Normalmente quando o vento aumenta, o veleiro tende a embicar e fica difícil por toda a estrutura exigida. Mas o Algo+ flutuou, ficou macio e quanto mais vento, mais ele saía da água. Eu não sabia disso e conseguimos manter uma média entre 15 e 18 nós. Voou baixo”, ressaltou.

Além do bom resultado, o Algo+ chegou a Fernando de Noronha sem quebras e problemas. O que deixa a expectativa de que o resultado pode ser ainda melhor nas próximas travessias. Porém, antes, o momento é de comemoração. “A sensação ao concluir a regata foi maravilhosa. O barco foi melhorando ao longo dos últimos anos e na quarta Refeno o resultado foi fantástico”, pontuou Paulo Carvalho.

Português English Español Français Deutsch Italiano