Marinha abre inscrições para Prova Extra de Capitão Amador
Assim como em 2018, a Marinha do Brasil, após solicitação do Cabanga, confirmou a realização da Prova Extra de Capitão Amador no Recife. O exame será aplicado no dia 10 de outubro, dois dias antes da 31ª Refeno, para que os aprovados já possam participar da tradicional travessia do Recife para Fernando de Noronha como Capitão Amador. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 26 de setembro.
Tradicionalmente, a Marinha do Brasil realiza a prova para Capitão Amador apenas duas vezes por ano. Porém, acatou o pedido do Cabanga valorizando, assim, a importância da Refeno. Os aprovados na prova de Capitão Amador estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.
Os aprovados na prova de Capitão Amador estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. Vale lembrar que o inscrito para realizar o exame de Capitão Amador já deve ter a carteira de Mestre-Amador.
Clique aqui e baixe a Declaração de Residência
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
a) Preencher, imprimir o requerimento para Inscrição no site: https://www3.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/mensagem.asp?v_destino=servicos e emitir a Guia de Recolhirmento da União (GRU) no valor de R$ 40,00;
b) Apresentar na Secretaria do Cabanga a cópia autenticada dos seguintes documentos:
1) Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
2) Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos em nome do interessado;
3) Identidade e CPF
c) Candidatos de fora do Estado de Pernambuco devem encaminhar as inscrições para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco por Sedex até 18 de setembro (Av. Engo. José Estelita, s/n, Cabanga, Recife/PE, CEP 50090-040)
APLICAÇÃO DO EXAME EXTRA DE CAPITÃO AMADOR
a) Os candidatos inscritos farão a prova no dia 10 de outubro de 2019, às 8h, na Capitania dos Portos de Pernambucos;
b) Os candidatos inscritos deverão apresentar um documento oficial com foto;
c) Os candidatos deverão comparecer ao local do exame portando materiais exigidos na alínea d) do item I da Seção I do anexo 5-A da NORMAM-03/DPC.
e) A correção será realizada pela banca do curso extra da Diretoria de Portos e Costas (DPC) na Capitania dos Portos de Pernambuco e o resultado final lançado no SISAMA para impressão da CHAs, que serão entregues no dia 10 de outubro de 2019 pela DPC.