Programação da Refeno leva orientações médicas aos moradores de Noronha

Os moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha puderam contar, nesta terça-feira (02), com mais um dia de ações sociais, incluídas na programação de eventos da 30ª Regata Recife-Fernando de Noronha. Pela manhã, os ilhéus receberam orientações sobre oncologia e participaram de um workshop de odontologia. Ambos os eventos foram na sede da Universo.

Toda a programação das ações sociais promovidas pelo Cabanga é de maneira voluntária. Nesta terça, por exemplo, quem orientou as pessoas sobre os riscos do câncer foi o médico Alfredo Quintino, comandante do barco Lampião. Já a parte odontológica ficou por conta de Nisdei Duarte.

Entre os assuntos abordados por Quintino, estavam os riscos do câncer de próstata, ainda muito fatal por conta da falta de prevenção por parte dos homens. "Essas pessoas são carentes e não têm uma assistência médica. O fato de a gente esclarecer é muito importe porque abre caminhos. A Refeno é um evento cultural, esportivo e de muita importância. Eu acho que o fato do Cabanga manter essas ações sociais dentro da competição é fundamental", disse o médico.

Quem esteve presente nas palestras foi o mecânico Paulo Patrício, de 35 anos, e que mora desde o ano passado em Fernando de Noronha. O recifense pôde aprender a maneira correta de escovar os dentes e cuidar da higiene bucal.

"A gente não tem esse tipo de serviço em dias normais aqui em Fernando de Noronha. Eu sempre escovo os dentes depois das refeições, mas soube aqui que estava escovando errado. Tudo isso serve para a gente se prevenir. Tem que fazer exame, observar a idade... Sempre estar se cuidando", afirmou.

As ações sociais promovidas pelo Cabanga Iate Clube, dentro da programação da 30ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, continuam até a próxima quinta-feira (04). Ainda haverá atendimento jurídico, odontológico, dermatológico e nutrólogo.

PATROCINADORES
A Refeno 2018 conta com o patrocínio da Ekäut Cervejaria Artesanal, Toyolex, Lexus Experience Amazing Recife, Jaguar Land Rove Way, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, Agemar, Biapó, Armazéns do Porto, DryUp, Hotel Luzeiros, Porto Novo e Spot.

Português English Español Français Deutsch Italiano