Alunos de escola pública no Recife visitam veleiro da Família Schurmann


Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

O casal Vilfredo e Heloisa recebeu os alunos que pela primeira vez entraram em uma embarcação. Na visita, eles conheceram todos os detalhes do veleiro Kat, da história da Família Schurmann e entenderam sobre o funcionamento de um barco. Além de aprenderem um pouco mais sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.

“Quando fizemos as nossas primeiras expedições, o mar não era tão sujo quanto é hoje. Portanto, temos de ter a conscientização de manter os oceanos limpos, assim como toda a natureza. Mostramos a eles meios de como fazer isso a partir do descarte correto de óleo de cozinha, por exemplo. Tentamos engajar as pessoas apresentando soluções sustentáveis”, explicou Heloísa Schurmann, após passar as dicas aos adolescentes.

Encantados com o que vivenciaram no veleiro Kat, os estudantes prometeram repassar os conhecimentos nesta manhã. A conscientização ambiental estará em primeiro lugar a partir de agora. “Foi uma experiência muito legal e aprendemos muito. Coisas que nem imaginávamos sobre a natureza e que temos a missão de repassar aos nossos familiares e amigos para evitar o aumento da poluição”, resumiu a aluna Gabriela Dárion, de 14 anos.

Após a visita, todos receberam brindes da Família Schurmann como canudinhos descartáveis e sabão biodegradável feito a partir de óleo de cozinha. Mostrando, assim, exemplos práticos de como cuidar da natureza. São essas lições que os velejadores esperam ter passado aos alunos da Escola Luís de Camões.

“Foi uma satisfação enorme receber esses garotos e garotas. Em cada parte do mundo que vamos, abrimos o barco. Eles nunca haviam entrado em uma embarcação e pudemos falar um pouco da nossas história, como navega, da nossa vida, o dia a dia. É gratificante. Fiquei feliz em recebê-los aqui no Cabanga. Ainda mais dentro da campanha #MaresLimpos em que mostramos a eles a importância de cuidar do nosso planeta água, a cuidar da natureza. Foi espetacular e acredito que eles receberam bem a nossa mensagem”, concluiu Vilfredo Schurmann.

Português English Español Français Deutsch Italiano