Remador britânico planeja Refeno com barco a remo
Quase dois anos após encerrar uma jornada cujo intuito era ligar Londres ao Rio de Janeiro, o remador e Capitão britânico Jake Heart voltou ao Cabanga, clube que o acolheu junto com sua equipe na Row2Rio durante a travessia de milhares de quilômetros, para uma nobre visita. O encontro, realizado nesta semana no Restaurante Chicama, contou com a presença do comodoro Delmiro Gouveia; Leonides Alves Neto, Diretor da Vela Oceânica do Cabanga; Sóstenes Rodrigues, Diretor de Remo do clube; o eneacampeão brasileiro de remo e co-idealizador do projeto, Fernando Pinto, além do Coach Marcelo “Bigbufalo”.
Durante a conversa, o Capitão Jake e Fernando Pinto, cientes da importante marca dos 30 anos que a Regata Recife – Fernando de Noronha (Refeno) completará em 2018, apresentaram ao clube a proposta de criar a Refeno Row 3H30A300M. Na ideia, três homens remando no trigésimo ano da Refeno as 300 milhas náuticas que separam o Recife do paradisíaco arquipélago.
O projeto consiste em enviar cinco remadores, que se alternarão em revezamento, onde três componentes estarão sempre remando. A largada, caso o projeto seja viabilizado, ocorrerá um pouco antes da partida dos veleiros do Marco Zero do Recife, em um barco denominado “inquebrável”. A travessia dos atletas desafia os limites humanos, não só pela distância, mas pelas condições do mar e do vento. A embarcação em questão atualmente está nas Ilhas Canárias e possui poucos modelos espalhados pelo mundo.
O ambicioso projeto tem por objetivo ser realizado em real time, ou seja, os expectadores poderão acompanhar todo o processo em tempo real. Devem compor a tripulação um grupo bastante experiente, a exemplo do inglês Jake Heart, presente no Guiness World Records por uma travessia oceânica de 54 dias, o paraatleta Fernando Fernandes, canoísta, supercampeão brasileiro e internacional, além Fernando Pinto e Alexandre Antônio, esses dois últimos também com vastos currículos preenchidos por título brasileiros sul-americanos de remo.
A partir de agora, o objetivo do grupo é captar um patrocinador máster para financiar o projeto, que tem tudo para marcar a 30ª edição da Refeno.