Ação médica em Noronha tem impacto positivo na Ilha
A realização da ação médica durante a 29ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha foi um grande sucesso na Ilha. Na última terça-feira (3 de outubro), foram realizados 15 atendimentos na área dermatológica, enquanto nesta quarta (4), mais 12 pacientes puderam ser consultados, tanto na área de ortopedia, quanto na de urologia. A ideia partiu do velejador e sócio do Cabanga, Rodrigo Quintas.
Os médicos que ficaram responsáveis por atender esses pacientes no arquipélago foram o ortopedista Richard Canella, que chegou a Noronha na embarcação Sorelle; a dermatologista Loren Faae, e o urologista Rafael Pereira, ambos tripulantes do barco Papangu.
“Toda essa demanda é de pessoas que provavelmente estariam sendo encaminhadas para o continente para fazer consultas nessas especialidades. A ação foi extremamente positiva, pois além de o paciente receber o atendimento na própria Ilha, falando de logística, não precisamos tirar essas pessoas de suas casas e empregos para enviar ao Recife”, analisou Mitsy Medeiros, diretora do Hospital São Lucas.
O médico ortopedista Richard Cabella se surpreendeu com alguns pacientes e ficou bastante satisfeito em poder ajudar. “Foi uma oportunidade única. Vi alguns casos que me surpreenderam, com necessidades cirúrgicas, mas conseguimos realizar um bom encmainhamento para essas pessoas. Foi fantástico o que o Cabanga fez através da Refeno,que será cada vez melhor acolhida em Fernando de Noronha”, disse.
Com a médica Loren Faae não foi diferente. “Os pacientes são muito carentes dessa especialidade, já que vivem em um ambiente de muita exposição ao sol, o que causa lesões na pele. Então foi muito importante para nós poder ajudar, e graças a Deus conseguimos fazer”, complementou a dermatologista.