Refeno faz balanço da 32ª edição com saldo positivo e planejamento para 2022

A organização da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha fez um balanço da 32ª edição, que teve o Patoruzú como Fita Azul ao completar a travessia em 24h48m58s. Na entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (29/09), no Conselho Distrital, em Fernando de Noronha, o Comodoro do Cabanga, Paulo Perez, celebrou o saldo positivo.

Mesmo na pandemia e com protocolos rígidos, que foram cumpridos, a 32ª Refeno foi um sucesso de organização e também de inscritos. As limitações não impediram a realização de mais uma grande edição da maior regata oceânica da América Latina.

“Na regata deste ano, 77 barcos partiram e 75 chegaram à ilha. Apenas duas tiveram problemas e voltaram. Foram cerca de 650 velejadores de 16 estados com a vitória do barco pernambucano Patoruzú. E uma curiosidade é que na Refeno de 2019, tivemos 92 veleiros e 715 velejadores. Ou seja, apesar de toda a dificuldade, a redução dos barcos foi pequena. Por isso, temos a certeza de que em 2022 será novamente um sucesso”, destacou o Comodoro Paulo Perez. 

A Refeno deste ano serviu também como um evento-teste para o Governo do Estado e para a Administração de Fernando de Noronha. Com protocolos definidos, o evento termina como um exemplo de que é possível retomar as atividades com segurança.

“Fizemos a regata com segurança, evitando qualquer tipo de problema. É importante destacar que as palestras antes da regata ajudaram bastante para que tudo ocorresse bem”, completou o Comodoro do Cabanga.

Da parte técnica, a travessia também foi realizada sem problemas. Da partida até a chegada das embarcações, todos concluíram dentro do prazo. “Chegamos ao fim de mais uma Refeno e que foi novamente muito exitosa. Seguimos os protocolos sanitários contra a Covid-19, além de fazer a inspeção de todos os barcos da regata. Acompanhamos a regata com o Navio Patrulha Guaíba – NGB, de Natal/RN. Acompanhamos de perto as situações. Todos chegaram bem, felizes e completaram muito bem”, explicou Márcio Rebello, Capitão da Capitania dos Portos de Pernambuco. 

“De fato, a Refeno deste ano foi uma das mais fáceis em relação ao tempo. Com devido cuidado e preparação das embarcações, não teve maiores dificuldades. O trabalho da Marinha do Brasil foi magistral. Todo esse apoio trouxe bons ventos para o evento. Em relação a parte técnica, a Refeno tem um compromisso com os ilhéus e por isso promovemos ações sociais, de saúde e jurídica para a população local. Infelizmente, por conta dos protocolos, as festividades não foram abertas para o público em geral”, completou o Vice-Comodoro do Cabanga, Paulo Collier de Mendonça.

Com o sucesso em 2021, o Comodoro Paulo Perez aproveitou para confirmar a data da 33ª edição da regata, no próximo ano. “A Refeno de 2022 será em 24 de setembro e temos certeza de que será um sucesso novamente.  Esperamos começar repetindo os números de 2019. Quando a gente terminar uma Refeno, já começamos a pensar no futuro”, pontuou.

AÇÕES SOCIAIS

Além do êxito na regata, a Refeno promoveu mais uma vez ações sociais. Os velejadores inscritos realizaram atendimentos médicos e jurídicos de forma voluntária para a população de Noronha. O Cabanga Iate Clube também realizou doações para a Creche Bem-me-quer e a Escola Estadual Fernando de Noronha.

“A Refeno é um dos grandes eventos de Fernando de Noronha. A regata valoriza a imagem da ilha e temos de destacar também a realização das ações sociais. Todos os parceiros que seguirem essa linha social serão bem-vindos”, disse Arthur Cândido, presidente do Conselho Distrital de Noronha.

“A Ilha está preparada para receber a Refeno em 2022, assim como as ações sociais, de saúde e jurídica. Estamos muito satisfeitos com o evento”, concluiu Felipe Campos, superintendente jurídico de Fernando de Noronha.

Português English Español Français Deutsch Italiano