Refeno faz doações e atendimento de saúde para ilhéus; Confira as ações sociais e de saúde

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

A Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha como instrumento de ações sociais e de saúde para os ilhéus! Nesta terça-feira (28/09), a programação da 32ª regata foi realizada em quatro locais da ilha: Hospital São Lucas, Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer (CIEI), Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) e Escola Arquipélago. O comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Paulo Perez, e o diretor financeiro/administrativo Delmiro Gouveia, estiveram presentes em todas as atividades. 

“Foi um dia para lá de especial. Além de ajudar ao próximo, fomos muito bem recebidos pelos ilhéus durante as atividades. É preciso enfatizar que as ações foram realizadas pelos velejadores da Refeno, grandes responsáveis por esse momento”, disse Paulo Perez. 
Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Na primeira agenda do dia, os médicos Marco Rivera (cirurgião vascular) e Emily Rivera (cardiologista pediatra) atenderam voluntariamente a população, no Hospital São Lucas. Ambos chegaram à Noronha na embarcação Zen (PE). 

“O esporte é prevenção e está diretamente ligado à saúde. Logo, é muito importante que todas essas ações sociais e de saúde estejam atreladas ao esporte. A Refeno sempre tem a iniciativa de juntar profissionais de saúde e de outras áreas para prestar assistência aos ilhéus que têm dificuldades seja por carência econômica ou social”, ressaltou Marco.


Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Todas as outras três ações foram sociais, marcadas por doações de kits de higiene pessoal, brinquedos, eletrodomésticos e materiais pedagógicos. Além do Cabanga, os velejadores contribuíram com vários dos itens doados. 

O Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer recebeu projetores, batedeira, panelas de pressão e pipoqueiras. A instituição de ensino, que conta com cerca de 220 crianças de até cinco anos de idade, ganha doações mensais do Cabanga. 

“As doações são fundamentais para melhorar a qualidade do atendimento. A criançada fica feliz quando a gente avisa que o pessoal da Refeno está chegando para fazer visita. Sempre é um momento especial”, comentou a diretora do CIEI, Sheila Libania. 

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Já o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), que atende 50 crianças, foi contemplado com brinquedos pedagógicos.

“Solicitamos todo o material pensando na demanda de cada criança, seja psicológica, pedagógica ou social. A doação enriquece ainda mais o nosso trabalho. A Refeno está sendo muito parceira. Estávamos precisando bastante desse material, que chegou no momento certo”, destacou a gestora do NAPP, Massilde Martins. 

Na última visita, foram doados materiais de higiene pessoal e eletrodomésticos para a Escola Arquipélago, do Ensino Fundamental I ao Médio. “Elencamos o que mais necessitávamos e depois fizemos a solicitação. Recebemos o pedido e só temos a agradecer a Refeno pela contribuição e parceria, fomentando a educação na ilha”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola, Francismar Flor. 

Especial

O hino de Fernando de Noronha foi cantado pelas crianças do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e também na Escola Arquipélago. Os estudantes da escola ainda presentearam a Refeno com a letra completa do hino.  

Programação

Dando continuidade às atividades, na quarta-feira (29/09), mais uma ação de saúde acontecerá no Hospital São Lucas, das 8h às 11h. Na mesma data, terá uma coletiva de imprensa, no Conselho Distrital, às 10h, além de atendimento jurídico na Casa da Justiça e Cidadania, das 8h às 12h. 


Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

A programação na ilha de Fernando de Noronha começou na última segunda-feira (27/09), com a festa Sunset de Boas-Vindas, no estacionamento do restaurante Mergulhão, e segue até quarta-feira (29), sendo finalizada com a festa de premiação, no Museu do Tubarão, das 18h às 23h.

Português English Español Français Deutsch Italiano