Público limitado, ações sociais e atividades de saúde: Refeno 2021 movimenta Fernando de Noronha

Tradicionalmente é no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha/PE, que as embarcações da Refeno atracam. Desde o último domingo (26/09), os veleiros  

começaram a chegar à ilha após partida do Marco Zero do Recife/PE, no sábado (25/09), completando o percurso total de 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 quilômetros, da maior travessia oceânica do Brasil e da América Latina.

Na última segunda-feira (27/09), iniciou-se a programação em Fernando de Noronha da 32ª edição da regata, com a festa Sunset de Boas-Vindas, no estacionamento do restaurante Mergulhão, das 17h às 20h. 

Diferente de outras edições, as festividades deste ano serão restritas por medidas de segurança sanitária, atendendo os protocolos contra o coronavírus e ao decreto do Governo do Estado de Pernambuco. Vale salientar que a Refeno está sendo colocada como o grande evento-teste desde os registros dos primeiros casos da Covid-19 no estado, em março de 2020. 

Com 700 velejadores, a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha está sendo promovida para no máximo 750 pessoas (limite total da capacidade), com monitoramento da quantidade do público em tempo real. 

“A Refeno é um evento que tradicionalmente movimenta turistas e ilhéus, sendo um dos maiores de Fernando de Noronha. A gente sempre faz o evento aberto ao público da ilha, mas este ano infelizmente precisamos ter controle de acesso, que será feito em tempo real. Se atingir 750 participantes, ninguém mais entra”, disse o diretor da Refeno, Leonides Alves.

De 28/09 (terça-feira) ao dia 29/09 (quarta-feira), haverá ações sociais e de saúde, além de festividades, como premiação, coletiva de imprensa e atendimento jurídico. 

Três das ações sociais e de saúde estão marcadas para o dia 28/09 e serão realizadas no hospital São Lucas (atividade de saúde), das 8h às 11h, na creche Bem-me-quer (atividade social), às 9h, e na Escola Estadual de Fernando de Noronha (atividade social), às 10h. 

Os velejadores que também são médicos vão oferecer, voluntariamente, atendimento gratuito no hospital São Lucas. A creche e a Escola Estadual receberão doações de kits de higiene pessoal. 

Já no dia 29/09, mais uma atividade de saúde acontecerá no hospital São Lucas, das 8h às 11h. Na mesma data, terá uma coletiva de imprensa, no Conselho Distrital, às 10h, além de atendimento jurídico na Casa da Justiça e Cidadania, das 8h às 12h. 

A festa de premiação fechará o dia 29/09 e as atividades da Refeno na ilha de Fernando de Noronha. A festividade será no Museu do Tubarão, das 18h às 23h.  

No dia 30/09 (quinta-feira), os velejadores seguirão na ilha. Na abertura do mês de outubro, 01/10 (sexta-feira), as embarcações retornarão a partir de 9h para Cabedelo/PB, onde os barcos atracarão no Porto Santo Antônio. 

O encerramento da Refeno 2021 será na própria cidade de Cabedelo, no dia 03/10 (domingo), com uma feijoada de confraternização no Iate Clube da Paraíba, das 11h às 17h. 

Vale lembrar que a programação do evento foi iniciada no Cabanga Iate Clube do Recife, onde houve shows de bandas de jazz, samba e rock, coletiva de imprensa, inspeções da Marinha do Brasil, reunião de comandantes, hasteamento das bandeiras, além de palestras presenciais e virtuais (transmissão no canal oficial da Refeno no  YouTube). 

Preocupação sanitária

Antes da largada, os competidores apresentaram uma das seguintes opções de exames: Sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; Dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro.

Nenhum dos participantes da prova partiu sem fazer um dos exames. Os acompanhantes também seguiram o mesmo o protocolo de segurança, em cumprimento ao decreto, para chegar à ilha. 

PROGRAMAÇÃO - FERNANDO DE NORONHA/PE

28/09 (terça-feira)

Atividade: Ação Saúde (Vascular e Cardiologia Pediatra) 

Local: Hospital São Lucas

Horário: 8h às 11h


Atividade: Ação Social

Local: Creche Bem-me-quer

Horário: 9h


Atividade: Ação Social

Local: Escola Estadual Fernando de Noronha

Horário: 10h


29/09 (quarta-feira)

Atividade: Atendimento Jurídico (Direitos Fundamentais, Familiar, Trabalhistas e Previdenciário) 

Local: Casa da Justiça e Cidadania

Horário: 8h às 12h 


Atividade: Ação Saúde (Urologia, Vascular e Cardiologia Pediatra) 

Local: Hospital São Lucas

Horário: 8h às 11h


Atividade: Coletiva de Imprensa

Local: Conselho Distrital 

Horário: 10h


Atividade: Festa de Premiação

Local: Museu do Tubarão

Horário: 18h às 23h


01/10 (sexta-feira)

Atividade: Retorno para Cabedelo/PB

Local: Porto Santo Antônio

Horário: 9h

Português English Español Français Deutsch Italiano