Classe VPRS estreia na 31ª edição da Refeno

A 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (refeno) tem mais uma grande novidade. Para este ano, a competição também será disputada, pela primeira vez, pela classe VPRS (Velocity Prediction Ranting System), que já utilizada nas competições organizadas pela Flotilha Baiana de Veleiros de Oceano (FVOBA) e, agora, pela Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (FREVO).

A classe tem origem inglesa e é aplicada por diversas flotilhas da Inglaterra. A regra leva em consideração as características e medidas das embarcações, inclusive peso, para calcular os fatores de correção aplicados.

Desta forma, o VPRS usa um programa de previsão de velocidade (VPP) e um conjunto de medições do casco e velas para obter uma avaliação científica do desempenho do veleiro. As velocidades do barco são previstas para uma variedade ampla de velocidades do vento vindo de diversas direções (mareação). Uma média ponderada das previsões é então tomada e expressa como um coeficiente de correção de tempo (TCC).

Você pode encontrar mais informações sobre a classe acessando o site oficial (VPRS.org), no site da FVOBA (https://fvoba.wordpress.com) ou com os medidores Luis Moriel/BA e Rafael Chiara/PE.

Português English Español Français Deutsch Italiano