Cabanga apresenta 25° Regata Recife- Fernando de Noronha

A exatamente um mês da 25° edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha – REFENO, organizadores e autoridades se reuniram nesta quinta-feira (5), no Cabanga Iate Clube, para divulgar e apresentar a maior prova oceânica da América do Sul.

Inicialmente, o comodoro Claudio Cardoso agradeceu e reiterou sua satisfação e honra por representar um evento de tão grande importância. Em seguida, o diretor geral da regata, Marcos Medeiros, tomou a palavra para apresentar o que é a Refeno e o que ela irá oferecer em sua 25ª edição.

O grande diferencial relatado por Marcos Medeiros, sobre a partida, está na possibilidade de quem está de fora ter a opção de ver de perto todos os barcos no momento em que partem para a ilha, apreciando, simultaneamente, uma das paisagens mais bonitas do Recife. “É possível até mesmo falar com os velejadores, acenar e desejar boa sorte” comentou Medeiros que completou ainda, "A plataforma virtual, mostrando a projeção do tempo e localidade dos competidores estará no site oficial". Foi confirmada também a presença do grande velejador Torben Grael, que competirá junto com sua família em seu barco "Magia V". Outro assunto abordado durante a coletiva foi a ação social que será realizada na Creche de Fernando de Noronha. 

Depois foi passada a voz para cada um componente da mesa: o administrador de Fernando de Noronha, Romeu Batista, o secretário executivo de Turismo de PE, Adailton Feitosa, o vice-presidente da Empetur, Eduardo Figueiredo, o secretário municipal de Turismo do Recife, Felipe Carreiras e Bruno Andrade, representando a Dislub.  

Até o momento 70 barcos já foram inscritos, oriundos dos estados brasileiros de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e de países como Argentina, Ilhas Virgens Britânicas, Holanda e Espanha. Todos eles se reunirão nas águas do Cabanga Iate Clube, no Recife rumo a Fernando de Noronha. Serão 300 milhas náuticas percorridas. Bahia está no primeiro lugar com o maior número de inscritos (19), Pernambuco alcança o 2º (16) e então, São Paulo, com 12 barcos

Uma das principais dificuldades que a organização enfrentou esse ano foi a cerca de uma decisão da Marinha, atribuída 51 dias antes da Refeno, onde seria obrigatório a presença de um Capitão-Amador em cada veleiro, ao invés do Mestre Amador. Mas a Marinha cedeu,  e a decisão do Capitão prevalecerá no próximo ano.

Jornalistas realizaram perguntas a respeito dos preparos, organização, patrocínio e segurança da regata. Além da novidade, que consiste em pegar as crianças residentes na ilha, e num breve curso de uma semana ensinar e passar as principais informações do esporte. “Nossa ideia é capacitar as crianças para elas terem um incremento no esporte. Poucas crianças da ilha têm esse entendimento”, ressaltou o comodoro Claudio Cardoso.

Depois de todas as dúvidas serem devidamente retiradas e tomadas com atenção, todos os que estavam presentes foram prestigiados e degustaram um almoço realizado pelo Restaurante Azú. Agora, com o dever cumprido e todo o preparo organizado, resta aguardar o resultado para a maior prova oceânica da América do Sul.

Festa na Ilha

No dia 9 de outubro, no Porto de Santo Antônio, às 19h será realizada a festa de premiação. Na ocasião serão distribuídos troféus para os tripulantes das três embarcações de cada classe. Em contrapartida, os últimos também são premiados. Como forma de descontração, o penúltimo colocado também recebe um troféu de méritos por ter ultrapassado o último colocado (Troféu Tartaruga Marinha), além disso, ainda recebem prêmios a tripulação que veio do lugar mais distante do Recife, o veleiro que participar com o maior número de mulheres, o competidor mais velho e também o mais novo.

Português English Español Français Deutsch Italiano